Importância da Marca

Enquadramento

A Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato: por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca. A marca é entendida como entidade nuclear da gestão de marketing das empresas e organizações em geral.

Objectivos Gerais

Este curso visa sensibilizar os participantes para a importância da marca como instrumento gerador de valor.

Objectivos Específicos

No final deste Curso os participantes saberão:

- Gerir eficazmente a Marca no actual contexto competitivo;

- Medir, gerir e desenvolver os pilares intangíveis da Marca: Fidelidade, Conhecimento, Qualidade percebida e Associação à Marca;

- Valorizar como o Cliente/consumidor percebe a Marca e qual a influência disso na sua escolha final.">

Destinatários/Pré-Requisitos

É destinado a directores, chefias, profissionais de marketing e público em geral.

Este curso não exige requisitos de acesso.

Modalidade de Formação

Formação de actualização/ aperfeiçoamento.

Forma de Organização da Formação

Formação presencial.

Conteúdos Programáticos

1. Conceito de Marca (7 Horas)

1.1. Os sinais admissíveis como marca

1.2. Os tipos de marca

1.3. A identidade da marca física

1.4. A identidade da marca psicológica (território, carácter, valores...)

1.5. A missão e o marketing mix da marca

1.6. Os públicos-alvo e as funções da marca

1.7. O potencial comunicacional da marca

1.8. Gestão estratégica da marca com vista à criação de valor

1.9. Identificação dos aspectos que favorecem ou impedem o progresso da marca

 

2. As políticas de Marca (7 Horas)

2.1. A perspectiva de mercado e a abordagem jurídica da marca

2.2. Pontos de convergência e divergência

2.3. O mercado global e o princípio da territorialidade das marcas

2.4. Licenciamento das Marcas

2.5. Legislação aplicável

2.6. A Convenção da União de Paris e o Acordo TRIPS

2.7. O Trade Mark Law Treaty

2.8. O Sistema de Madrid sobre o registo internacional das marcas

2.9. Princípios fundamentais do direito de marcas e a marca comunitária - Regulamento (CE) nº 40/94, de 20/12/1993

Duração

14.0h

Metodologias de Formação

- Expositiva;

- Interrogativa;

- Demonstrativa;

- Activa.

Critérios e Metodologias de Avaliação

Avaliação Diagnóstica: aplicada no início do curso;

No final do curso o Formando irá avaliar:

- Formador;

- Acção de Formação;

- Entidade Formadora.

Recursos Pedagógicos

- Manual de apoio à aprendizagem;

- Textos de apoio (exercícios práticos);

- Apresentações multimédia (PowerPoint).

Espaços e Equipamentos

Sala tipo "Reunião" ambiente Empresarial.

- Computador;

- Projector de vídeo;

- Quadro Branco.

Condições gerais:

•             A IGE reserva-se ao direito de não realizar as acções de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 4 participantes;

•             Os cursos IGE destinam-se a Clientes Particulares e Clientes Empresariais sediados em território nacional e PALOP’s;

•             Clientes particulares têm oferta do IVA.

•             Para validação da inscrição, pagamento de 30% do valor total do curso.